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Monitoramento de crédito: o que você precisa para fazer isso direito?

Escrito por Marcelo | 28/06/2024 13:22:35

Manter a saúde financeira do seu negócio é essencial para garantir o crescimento sustentável e minimizar riscos de inadimplência. Mas, quando o assunto é monitoramento de crédito, você está fazendo isso da melhor maneira?

Até porque, todos sabemos que a jornada da concessão de crédito não acaba quando você sente que tem segurança para fechar uma venda a prazo. 

Sua atenção precisa continuar ligada até que o cliente quite a totalidade de sua dívida. Um negócio deve ter soluções completas em análise e gestão de crédito para, além de vender com confiança, continuar tranquilo após a venda. 

🚩Para isso, você precisa de um radar, um roteiro, metodologias e ferramentas que permitam que você continue acompanhando o comportamento do seu cliente e, se algo suspeito acontecer, você fique sabendo na hora. 

Afinal de contas, crises econômicas podem mudar o jogo de uma hora para outra, ou seu cliente pode enfrentar dificuldades que não tinha no ato da compra em seu negócio, ou seja, as dificuldades podem surgir a qualquer momento e prejudicar seu caixa se alguém ficar inadimplente.

Uma das práticas fundamentais para não minimizar o risco de problemas pós-venda é o monitoramento de crédito dos seus clientes. 

Mas como fazer isso de forma eficaz? 

Segue com a OK, porque agora vamos explorar a importância do monitoramento financeiro, como monitorar a pontuação de crédito dos clientes e dar mais detalhes sobre porque a consulta de crédito é crucial mesmo após a venda.

Importância do monitoramento financeiro da sua Carteira

O monitoramento financeiro da sua carteira de clientes é uma atividade contínua e capaz de proporcionar diversos benefícios. 

Ao acompanhar regularmente a situação financeira dos seus clientes, você pode identificar possíveis problemas antes que eles se tornem inadimplentes. 

Confira algumas vantagens:

Identificação de riscos

Um constante monitoramento de crédito permite detectar sinais de dificuldades financeiras de seus clientes, sugerindo ações preventivas. 

Por exemplo, se um cliente começa a atrasar pagamentos, isso pode indicar problemas futuros, permitindo que você ajuste os termos de crédito ou renegocie as condições antes que a situação se agrave.

Ajuste de Limites de Crédito

Com base no comportamento de pagamento, você pode ajustar os limites de crédito de forma a proteger seu negócio. 

Clientes que demonstram uma boa gestão financeira podem ter seus limites aumentados, incentivando mais compras, enquanto aqueles com histórico irregular podem ter limites reduzidos.

Melhoria no Relacionamento com o Cliente 

Monitorar o crédito demonstra que sua empresa está atenta e comprometida com uma relação comercial saudável. Ao oferecer suporte e soluções personalizadas, você fortalece a confiança e lealdade dos clientes.

Como monitorar a pontuação de crédito dos clientes?

A pontuação de crédito é um indicador vital da capacidade de um cliente cumprir com suas obrigações financeiras. Quando ela muda, o seu negócio precisa mudar junto e saber o que fazer frente à essa nova situação creditícia. 

Para monitorar a pontuação de crédito dos clientes de forma eficaz, siga estes passos:

#01 Não deixe de usar ferramentas de Monitoramento de Crédito

Sem pensar duas vezes: adote plataformas que forneçam monitoramento contínuo da pontuação de crédito dos seus clientes. 

Soluções como a OK Alerta oferecem relatórios detalhados e atualizações frequentes sobre a situação financeira dos clientes. Nossa plataforma não apenas exibe a pontuação, mas também interpreta os dados, fornecendo insights sobre a probabilidade de inadimplência.

Por exemplo, aqui na OK, você encontra funcionalidades como:

  • Monitoramento de crédito com serviço de alerta de alterações na situação creditícia ou cadastral de clientes monitorados.
  • Avisos em tempo real: receba alertas imediatos sobre novas consultas, inclusões e negativação.
  • Alertas automatizados: informes automáticos por email, SMS ou diretamente na plataforma.

Com o OK Alerta, você tem todas as facilidades para prevenir o risco de fraude e acompanhar de perto cada mudança no perfil de crédito dos seus clientes. 

#02 Acompanhe todos os seus clientes em um só lugar

Quem usa diversos sistemas e plataformas para monitorar o crédito de seus clientes pode procurar plataformas unificadas, que ofereçam todas as conveniências e serviços de monitoramento em um mesmo ecossistema. 

Por quê? Porque sua vida financeira vai ficar mais fácil, simples e eficiente. 

Por exemplo, com a OK Clientes, você tem uma verdadeira lupa sobre qualquer alteração de status financeiro das suas contas. Confira algumas das funções que você encontra na nossa solução:

  • Monitoramento fácil: acompanhe todos os seus clientes em uma interface intuitiva.
  • Alertas de status: crie seus próprios alertas de alterações no status dos clientes.
  • Crédito transparente: total controle e visibilidade do ciclo de crédito de cada um de seus clientes.

#03 Tenha suporte de um sistema de Negativação eficiente

No começo do post, falamos que as crises econômicas podem mudar o jogo e seus clientes podem deixar de pagar. 

Por mais que você monitore, acompanhe de perto a sua situação creditícia, é preciso ter recursos para recuperar suas dívidas com mais velocidade. 

Por isso, soluções como a de Negativação da OK foram pensadas para acelerar a sua recuperação de dívidas e registrar seus clientes inadimplentes na maior base de negativados do Brasil. 

Só pra dar uma ideia do que você tem na nossa plataforma:

  • Gerenciamento de riscos: a negativação registra a inadimplência, protegendo operações financeiras e incentivando a regularização de débitos.
  • Interface intuitiva: a OK simplifica o processo de negativação, permitindo inclusões em lote ou individualmente, otimizando tempo e esforço.
  • Conformidade legal: respeitamos os direitos do consumidor e regulamentações, além de fornecermos avisos prévios para garantir a precisão das informações.

Consulta de crédito é importante depois da venda?

Chegando a este ponto do post, acreditamos que esta pergunta já está mais do que respondida. 

Como dissemos anteriormente, a jornada de crédito é muito mais longa do que o momento da análise para realizar uma venda. 

O que você precisa é ter um parceiro de negócios, que te ajude a defender a sua saúde financeira. 

Se você quer prevenir a inadimplência, ter uma gestão de riscos totalmente dinâmica e tomar somente decisões informadas e com base em dados atualizados, fale com um de nossos especialistas e tenha um monitoramento de crédito como você nunca viu antes.