Manter a saúde financeira do seu negócio é essencial para garantir o crescimento sustentável e minimizar riscos de inadimplência. Mas, quando o assunto é monitoramento de crédito, você está fazendo isso da melhor maneira?
Até porque, todos sabemos que a jornada da concessão de crédito não acaba quando você sente que tem segurança para fechar uma venda a prazo.
Sua atenção precisa continuar ligada até que o cliente quite a totalidade de sua dívida. Um negócio deve ter soluções completas em análise e gestão de crédito para, além de vender com confiança, continuar tranquilo após a venda.
🚩Para isso, você precisa de um radar, um roteiro, metodologias e ferramentas que permitam que você continue acompanhando o comportamento do seu cliente e, se algo suspeito acontecer, você fique sabendo na hora.
Afinal de contas, crises econômicas podem mudar o jogo de uma hora para outra, ou seu cliente pode enfrentar dificuldades que não tinha no ato da compra em seu negócio, ou seja, as dificuldades podem surgir a qualquer momento e prejudicar seu caixa se alguém ficar inadimplente.
Uma das práticas fundamentais para não minimizar o risco de problemas pós-venda é o monitoramento de crédito dos seus clientes.
Mas como fazer isso de forma eficaz?
Segue com a OK, porque agora vamos explorar a importância do monitoramento financeiro, como monitorar a pontuação de crédito dos clientes e dar mais detalhes sobre porque a consulta de crédito é crucial mesmo após a venda.
O monitoramento financeiro da sua carteira de clientes é uma atividade contínua e capaz de proporcionar diversos benefícios.
Ao acompanhar regularmente a situação financeira dos seus clientes, você pode identificar possíveis problemas antes que eles se tornem inadimplentes.
Confira algumas vantagens:
Um constante monitoramento de crédito permite detectar sinais de dificuldades financeiras de seus clientes, sugerindo ações preventivas.
Por exemplo, se um cliente começa a atrasar pagamentos, isso pode indicar problemas futuros, permitindo que você ajuste os termos de crédito ou renegocie as condições antes que a situação se agrave.
Com base no comportamento de pagamento, você pode ajustar os limites de crédito de forma a proteger seu negócio.
Clientes que demonstram uma boa gestão financeira podem ter seus limites aumentados, incentivando mais compras, enquanto aqueles com histórico irregular podem ter limites reduzidos.
Monitorar o crédito demonstra que sua empresa está atenta e comprometida com uma relação comercial saudável. Ao oferecer suporte e soluções personalizadas, você fortalece a confiança e lealdade dos clientes.
A pontuação de crédito é um indicador vital da capacidade de um cliente cumprir com suas obrigações financeiras. Quando ela muda, o seu negócio precisa mudar junto e saber o que fazer frente à essa nova situação creditícia.
Para monitorar a pontuação de crédito dos clientes de forma eficaz, siga estes passos:
Sem pensar duas vezes: adote plataformas que forneçam monitoramento contínuo da pontuação de crédito dos seus clientes.
Soluções como a OK Alerta oferecem relatórios detalhados e atualizações frequentes sobre a situação financeira dos clientes. Nossa plataforma não apenas exibe a pontuação, mas também interpreta os dados, fornecendo insights sobre a probabilidade de inadimplência.
Por exemplo, aqui na OK, você encontra funcionalidades como:
Com o OK Alerta, você tem todas as facilidades para prevenir o risco de fraude e acompanhar de perto cada mudança no perfil de crédito dos seus clientes.
Quem usa diversos sistemas e plataformas para monitorar o crédito de seus clientes pode procurar plataformas unificadas, que ofereçam todas as conveniências e serviços de monitoramento em um mesmo ecossistema.
Por quê? Porque sua vida financeira vai ficar mais fácil, simples e eficiente.
Por exemplo, com a OK Clientes, você tem uma verdadeira lupa sobre qualquer alteração de status financeiro das suas contas. Confira algumas das funções que você encontra na nossa solução:
No começo do post, falamos que as crises econômicas podem mudar o jogo e seus clientes podem deixar de pagar.
Por mais que você monitore, acompanhe de perto a sua situação creditícia, é preciso ter recursos para recuperar suas dívidas com mais velocidade.
Por isso, soluções como a de Negativação da OK foram pensadas para acelerar a sua recuperação de dívidas e registrar seus clientes inadimplentes na maior base de negativados do Brasil.
Só pra dar uma ideia do que você tem na nossa plataforma:
Chegando a este ponto do post, acreditamos que esta pergunta já está mais do que respondida.
Como dissemos anteriormente, a jornada de crédito é muito mais longa do que o momento da análise para realizar uma venda.
O que você precisa é ter um parceiro de negócios, que te ajude a defender a sua saúde financeira.
Se você quer prevenir a inadimplência, ter uma gestão de riscos totalmente dinâmica e tomar somente decisões informadas e com base em dados atualizados, fale com um de nossos especialistas e tenha um monitoramento de crédito como você nunca viu antes.