Estratégia de Cobrança: guia completo da cobrança de sucesso
Como anda a estratégia de cobrança da sua empresa? Realizar cobranças não é uma tarefa fácil, mas necessária. Afinal, é um diferencial para garantir a saúde financeira do negócio.
Isso especialmente no atual cenário, em que mais de 70 milhões de brasileiros estão em situação de inadimplência.
Mas como montar uma estratégia de cobrança? E quais os passos para garantir o sucesso na cobrança?
Neste guia completo, você tem acesso a um panorama completo sobre o assunto, dicas práticas para a implementação de ações de cobrança eficazes. Acompanhe a leitura!
Qual a importância de uma estratégia de cobrança eficaz?
Ter uma estratégia de cobrança eficaz é importante porque clientes inadimplentes custam caro para qualquer empresa.
Afinal, esse é um problema que causa transtornos ao fluxo de caixa, aos planos do negócio e sua plena expansão. Além de questões relacionadas à reputação, envolvimento em processos judiciais e custos relacionados.
Portanto, com o ato de definir processos claros, monitorar prazos e adotar abordagens de cobrança personalizadas, entre outras medidas estratégicas, a empresa minimiza esses riscos.
Como ter uma estratégia de cobrança de sucesso?
Estruturar uma boa estratégia para o seu setor de cobrança, muitas vezes, pode parecer um bicho de sete cabeças.
Para ajudar você e seu negócio, listamos seis dicas úteis para evitar o atraso nos pagamentos e garantir a recuperação de créditos de forma saudável. Confira!
1. Prevenção
Para evitar que as contas se transformem em dívidas não pagas, comece a cobrança antes mesmo do vencimento. Como? Enviando lembretes que sejam amigáveis e informativos.
Nessa etapa, a comunicação clara é sua maior aliada: deixe prazos, valores e políticas de pagamento cristalinos para o cliente.
Além disso, simplifique o pagamento: ofereça várias formas de pagamento e um atendimento eficiente.
2. Segmentação e personalização
Cada cliente é único, então a abordagem de cobrança deve ser também. Uma estratégia bem-sucedida é aquela que considera as características individuais e estabelece uma comunicação eficaz com o cliente.
Você já conhece o perfil financeiro e histórico de pagamento de seus clientes? Use essas informações para personalizar a cobrança.
A personalização da mensagem, que deve ser cuidadosa e empática, até as preferências dos canais de comunicação – seja e-mail ou WhatsApp – cada detalhe importa.
3. Ações estratégicas
O segredo para o sucesso de uma cobrança está na progressividade: comece com lembretes amigáveis e educativos, e a medida em que for necessário, adapte o tom.
Considere também que nem sempre o pagamento integral à vista é possível. Esteja aberto a negociar e oferecer possibilidades de flexibilização do pagamento, como parcelamentos.
Também dê uma chance para quem quer quitar suas pendências antigas, e crie campanhas de regularização, com boas ofertas e descontos.
Por fim, sempre incentive a regularização da situação e a retomada de um bom relacionamento com a sua empresa.
4. Equipe qualificada
Invista em treinamento para a sua equipe explorar as melhores técnicas de cobrança, aprimorar a comunicação e a capacidade de negociação.
Também considere reconhecer e recompensar o bom desempenho da equipe, caso ainda não faça isso.
Esse cuidado cria um ambiente de trabalho positivo e motivador, com metas claras, feedback construtivo e programas de incentivos.
5. Relacionamento e fidelização
Não é segredo que manter o diálogo constante com clientes, mesmo que a dívida já esteja paga, solidifica os laços – e evita novas inadimplências.
E quando se trata de quem paga sempre em dia? Esses merecem uma salva de palmas e, porque não, ofertas que recompensem sua pontualidade.
Nesse caso, descontos em produtos ou serviços, acesso a vantagens VIP ou brindes personalizados podem ser ótimos estímulos.
Outra dica válida é fazer pesquisas de satisfação, que revelam o que pode ser melhorado nos seus processos, serviços e produtos.
6. Tecnologia e automação
Por fim, você já se perguntou como a tecnologia pode ajudar nos seus processos de cobrança (e em cada uma das etapas citadas até aqui)?
Com o software de cobrança certo, sua empresa pode dar adeus a todo o trabalho manual e aproveitar vantagens como:
- automação de tarefas repetitivas, reduzindo erros humanos e otimizando tempo;
- centralização de dados, melhor gerenciamento de inadimplentes e acompanhamento de pagamentos;
- facilidade de pagamento para o cliente, com opções online via website ou aplicativos;
- análise em tempo real de dados que ajudam na tomada de decisões estratégicas;
- régua de cobrança automatizada e notificações automáticas para agilizar o processo de cobrança.
Entretanto, existe uma infinidade de ferramentas, sistemas e softwares no mercado. Como escolher o certo, afinal? A nossa dica é praticidade: escolha o serviço mais completo, fácil de usar e que caiba no seu bolso.
Por isso, conheça a OK!
Como a OK ajuda a sua empresa a ter uma estratégia de cobrança mais eficiente através da automação?
A OK é uma empresa especializada em soluções completas em análise e gestão de crédito para impulsionar as vendas do seu negócio.
Entre as nossas soluções, temos o OK Cobrança, que torna o processo de recuperação de crédito mais simples, rápido e eficiente.
Aliás, um dos diferenciais do nosso sistema é que se sua empresa precisar recorrer à negativação, é possível fazer tudo pela nossa plataforma, de forma rápida e fácil.
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Conclusão
Neste guia completo, você explorou as melhores práticas para implementar uma estratégia de cobrança eficiente e ética.
A cobrança de sucesso vai além da recuperação de crédito: é um processo que contribui para a saúde financeira da empresa e para a construção de relacionamentos saudáveis com seus clientes.
Para isso, conte com a OK e nossas soluções! Aproveite e leia também: o que é ciclo de crédito e como otimizar suas etapas?