Ciclo de crédito: o que é e como otimizar suas etapas!
O ciclo de crédito é um processo fundamental na gestão financeira das empresas, especialmente no cenário atual. Afinal, o parcelamento de compras é muito comum no Brasil, com a preferência de 79% dos consumidores, segundo pesquisa da SPC Brasil.
Outro detalhe é que hoje o buy now, pay later (compre agora, pague depois, em tradução livre) se expandiu, com várias formas de pagamento. Em 2020, as compras feitas nessa modalidade somaram quase 100 bilhões de dólares.
Nesse contexto, compreender as etapas do ciclo de crédito e otimizá-las é uma das grandes diferenças entre um negócio próspero e um que está constantemente lutando pela lucratividade.
Pensando nisso, continue a leitura e descubra as melhores estratégias para otimizar as etapas desse processo.
O que é o ciclo de crédito?
O ciclo de crédito nada mais é do que o conjunto de etapas que a sua empresa realiza para a concessão de crédito.
Na prática, isso acontece desde o momento em que o cliente se interessa por um produto ou serviço até a quitação total da dívida e baixa do crédito.
Como vimos anteriormente, no contexto brasileiro, as compras a prazo são a preferência de muitos. Por isso, conceder crédito é importante para a competitividade das empresas, e as etapas do ciclo auxiliam no processo.
Qual o objetivo e importância do ciclo de crédito para as empresas?
O ciclo de crédito é um processo essencial para a saúde financeira das empresas e possibilita o fluxo seguro de recursos financeiros.
Afinal, embora seja essencial para a competitividade, conceder crédito requer cuidados. Atualmente, 72,54 milhões de brasileiros se encontram em situação de inadimplência.
É nesse contexto que o ciclo ganha relevância, pois auxilia na redução de riscos e na garantia de que os clientes cumpram com suas obrigações. Ou seja, é uma forma de combate à inadimplência.
Quais são as etapas do ciclo de crédito?
Confira a seguir cada uma das etapas desse processo:
- Prospecção e captação de clientes: nessa fase, a empresa atrai potenciais compradores e os convence de que oferece a melhor opção para suas necessidades;
- Análise de cadastro e crédito: aqui, a empresa avalia o cadastro do cliente, considerando informações como histórico de inadimplência, score de crédito e padrão de gastos e com base nesses dados, decide aprovar ou não o crédito;
- Venda e concessão de crédito: após a aprovação, ocorre a venda do produto ou serviço a prazo;
- Pós-venda e monitoramento do crédito: a empresa mantém o relacionamento com o cliente, oferecendo suporte e acompanhando o pagamento;
- Recuperação de crédito: se houver atraso no pagamento, a empresa busca recuperar o crédito por meio de negociações ou cobranças;
- Baixa do crédito: quando o cliente quita a dívida, a empresa registra a baixa do crédito.
Como otimizar o ciclo de crédito?
Com a otimização das etapas do ciclo, as empresas garantem um fluxo de caixa mais previsível e tomam decisões mais assertivas com relação à concessão de crédito. Confira agora como fazer isso, na prática!
Tenha uma política de crédito bem definida
Estabeleça regras claras para a concessão de crédito, com a definição de critérios de avaliação de clientes, limites de valor por perfil de risco e prazos de pagamento adequados.
Essa estratégia ajuda a garantir decisões de concessão mais consistentes, minimiza o risco de inadimplência e blinda o negócio contra perdas financeiras.
Realize monitoramentos constantes
Quando falamos em crédito, pensar na prevenção de problemas é fundamental.
Por isso, acompanhe de forma constante o comportamento de pagamento dos clientes para identificar possíveis sinais de inadimplência.
Esse acompanhamento permite ações proativas, como renegociação de dívidas ou medidas de cobrança personalizadas que evitam prejuízos para a empresa e o fluxo de caixa.
Tenha uma régua de cobrança
Outro passo importante é estabelecer uma régua de cobrança, com a definição de prazos, canais de comunicação e medidas a serem tomadas em cada etapa do processo de cobrança.
Um exemplo prático é o envio de mensagens de WhatsApp com o link do boleto de pagamento antes do vencimento, com uma mensagem personalizada e amigável.
Outro exemplo, para clientes já inadimplentes, é a negociação telefônica, com orientações claras de comunicação, abordagem e negociação para o chamador.
Utilize uma plataforma de gestão de crédito
Por fim, invista em uma plataforma de gestão de crédito especializada!
Esses sistemas são úteis para automatizar as tarefas do ciclo, centralizar informações, facilitar o acompanhamento de cada etapa e tomada de ações, como a negativação, quando necessária.
Em outras palavras, essa ferramenta otimiza o tempo da equipe, garante um processo mais eficiente e contribui para a saúde financeira do negócio.
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Conclusão
O ciclo de crédito é um processo importante para empresas que desejam vender com segurança e impulsionar seus resultados.
Com a otimização de cada etapa do ciclo, da análise de crédito até a cobrança final, é possível minimizar riscos de inadimplência, aumentar o fluxo de caixa e fortalecer a saúde financeira do negócio.
Para isso, uma alternativa relevante é considerar o investimento em ferramentas especializadas de gestão de crédito. Portanto, fale conosco e fique OK!